segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

É possível ter filhos e ser feliz

Tradução de reportagem do site Camineo.Info:


Autor:
MILAGROS ASENJO /ABC


Seg, 28 Dez 2009 07:49:00


"É possível querer, é possível ter filhos, é possível ser feliz". Com estas palavras expressa Yolanda, uma burgalesa mãe de doze filhos, de entre 20 anos e quatro meses, as razões de sua presença na missa das famílias. Enquanto amamenta a Clara, a caçula de seus filhos, na sala de amamentação habilitada para a ocasião, assegura que o segredo de sua numerosa família está em haver deixado que a vida chegasse a seu lar "Como Deus quisesse, sem lhe por obstáculos, pois não tenho poder nem sobre a vida nem sobre a morte".


Por que viajaram a Madri, apesar das inclemências do tempo? "A Cabeça da Igreja nos pediu e não fizemos outra coisa que obedecer", responde, ao mesmo tempo que lamenta que a família cristã esteja "quando menos muito oculta" e se mostra decidida a mudar a situação. E quis que todos seus filhos participassem da festa, apesar da madrugada e das horas de ônibus, "para que se envolvam nisto e vejam que seus pais lhes estão dizendo a verdade".


Entre a multidão congregada na Praça de Lima há uma infinidade de crianças e bebês que em sua maioria dormem placidamente.


Entre eles está Daniele, de quatro meses de idade, o menor dos quatro filhos de Gianluca e Chiara, um casal vindo de Lecce, uma cidade do sul da Itália. Junto a eles, Sara, Marta e Davide, de oito, seis e dois anos.


"Viemos a Madri para dar testemunho de nossa experiência e exemplo de família cristã à Espanha, Itália e toda a Europa", afirma Gianluca.


Como no caso de Yolanda, Gianluca e Chiara sustentam que "é possível uma família feliz". Os quatro filhos suportam o intenso frio de Madri protegidos por umas mantas e os mais pequenos dormindo em seus carrinhos.


Pouco antes de começar a cerimônia, comentam que a viagem "não foi difícil" e que os filhos se comportaram muito bem. Estamos muito contentes e é reconfortante o ambiente que se vive neste lugar". Em relação com sua numerosa família ressaltam que no casamento "o amor se realiza no fruto dos filhos". E a modo de conclusão asseguram: "Voltamos à Itália com um espírito renovado e cheios de alegria".


A poucos metros, um buliçoso grupo entretêm sua espera com canções e risos. São cinco famílias de Valverde del Camino (Huelva) que somam 15 filhos.


"Viemos no primeiro anos e não mais deixamos de fazê-lo", afirma Maria José. Todos estão de acordo em que vale a pena fazer um caminho como o que percorrem há três anos "para defender a vida e a família" e para reclamar de quem corresponda seu apoio.



As imagens deste post são da Festa da Família Cristã em Madri 2009, de autoria de Javier Cebreros. Esta e outras imagens podem ser vistas nesta página.

2 comentários:

Clarinha disse...

Eu gostaria de ser mulher o suficiente para uma família dessas. Linda!
Que Deus nos ajude, inspire, e dê coragem! :)

Marli Celeste disse...

Tbm achei o texto bonito. Mas a grande questão é a adolescência mesmo. Como passar valores cristãos sem enclausurar as crianças num mundo ideal. Criar cristãos para atuar no mundo e levar a palavra, sabendo realmente como o mundo é, é mesmo um baita desafio.
E Professora, se é mulher - ou mais ainda, humana suficiente - para ser uma professora vocacionada nos dias atuais, está no caminho para ser uma boa mãe.

Coragem!