sábado, 19 de janeiro de 2008

Um trabalho em andamento (I)



Em outubro/novembro de 2006, as primeiras comunidades neocatecumenais das paróquias Imaculada Conceição de Caconde-SP, Santa Isabel de São Carlos-SP e Santa Margarida Maria de São Paulo-SP, partiram em Peregrinação à Roma e à Terra Santa, depois de terem concluído o itinerário de renovação do batismo do Caminho Neocatecumenal. Participei desta viagem, e trouxe farto material, entre fotos e vídeos digitais. A partir deles pretendo elaborar um vídeo sobre nossa viagem. Já fiz vários pequenos vídeos, postados no Youtube. Esta é uma playlist contendo o estado atual de meu trabalho. Pretendo aos poucos falar mais detalhadamente sobre cada um destes vídeos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Brasília 2004


Este grupo usando chapéu de palha são jovens do Caminho Neocatecumenal do Pará. Esta foto foi tirada durante um encontro na Ermida Dom Bosco, Brasília, em julho de 2004

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Transmissão da Fé (III)

Bento XVI se dirigirá de Roma às famílias reunidas em Colón, o que demonstra o seu absoluto apoio à esta iniciativa...


- O Papa está muito contente de que se apóie a família. Sente em seu coração o amor infinito pela família, que é a base fundamental da sociedade. João Paulo II disse em seu dia (acho que Kiko quis dizer: "disse no dia da Sagrada Família") que "o futuro da humanidade passa pela família", pois o futuro da humanidade são os filhos. Quando a família se destrói, os jovens ficam sem identidade, perdidos, com feridas muito profundas ao verem seus pais separados...

Além disto, o Papa Bento XVI teve um detalhe de amor a este encontro e vai intervir em transmissão direta. Isto demonstra com que carinho acolheu esta iniciativa da Espanha, que lhe pareceu maravilhosa, e que precisaria ser levada a outros lugares da Europa.

Em todas as partes as pessoas sofrem muito, e no fim a sociedade está cheia de gente só. A gente que está só, que se separou, há um nível muito alto de suicídios e de alcoolismo. Estão continuamente diante da televisão... Estão sós frente a sua própria enfermidade e velhice, e parece que a vida é um horror. E nada mais longe da verdade: a vida é algo maravilhoso.

Além disto, sabemos que Cristo venceu a morte e nos preparou o céu, um lugar onde poderemos viver com Ele eternamente.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Transmissão da Fé (II)

- Como se pode levar a cabo este dever fundamental dos pais?

- Não apenas se deve rezar de noite e de manhã, é necessária uma celebração doméstica na família onde se possam encontrar as duas gerações e possam falar entre si e possam passar a fé dos pais aos filhos. Através do diálogo, os pais, partindo de sua experiência, falam com os filhos, mas não apenas da Palavra, senão de tudo: os problemas que têm na escola, na universidade, etc.

-Como pode a Igreja ajudar aos casamentos que estão em crise, a ponto de se romperem, sem esperança de reconciliação?

- A Igreja tem de ser misericordiosa com todos, e de maneira especial com os que se separam dela porque não têm fé, a perderam, ou ela se debilitou. O corpo humano precisa mover-se, fazer ginástica e caminhar, senão adoece. Também o espírito: se o homem não reza, não tem possibilidade de encontrar-se com o Senhor, a fé se debilita e se perde. Por isto, aos que não rezam ou não vão à missa, seria preciso ajudar-lhes a recuperar a sua fé. Com este objetivo abrimos nas paróquias um caminho de iniciação cristã e redescobrimento da fé. Se vêm famílias destruídas, ou alguém que se tenha separado, não os expulsamos, muito pelo contrário, temos misericórdia com todos e os ajudamos. Se podem, reconstróem seu casamento, e se não, podem pelo menos encontrar-se com Jesus Cristo.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A Transmissão da Fé (I)



Entre os vários aspectos singulares e inovadores do Caminho Neocatecumenal, um deles tem se revestido de fundamental importãncia frente às últimas mudanças da sociedade: a transmissão da fé aos filhos, realizada em uma celebraçao familiar dominical.

Pouco antes da Grande Manifestação em prol da Família realizada em Madri, no último dia 30 de dezembro, Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, concedeu a seguinte entrevista ao jornal LA RAZON:

-O Encontro Mundial das Famílias, celebrado em Valencia em 2006, tinha como tema "A transmissão da fé na família cristã", e também o de hojfe em Madri. A Igreja insiste sempre na importância da transmissão da fé aos filhos?


-Quando Deus libertou a seu povo da escravidão do Egito através de Moisés, disse-lhe: "Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua mente e com todas as tuas forças e ao próximo como a ti mesmo. Isto o ensinarás a teus filhos quando te deitas e quando te levantas, quando viajas...". Por isto, no povo hebreu, passar a fé à geração seguinte é um mandamento fundamental e principal. Isto não se alterou com o cristianismo, senão que transmitir a fé aos filhos é algo de vida ou morte para eles, dado que tem de viver em um ambiente que é muitas vezes contrário ao cristianismo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Para começar



Bem vindos ao meu novo blog! Sou Alexandre Marcelo Fernandes da Silva. Faço pós-graduação em engenharia elétrica, pertenço ao Caminho Neocatecumenal há mais de 20 anos. Criei este blog para compartilhar pensamentos, idéias, comentários e imagens.