terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Transmissão da Fé (II)

- Como se pode levar a cabo este dever fundamental dos pais?

- Não apenas se deve rezar de noite e de manhã, é necessária uma celebração doméstica na família onde se possam encontrar as duas gerações e possam falar entre si e possam passar a fé dos pais aos filhos. Através do diálogo, os pais, partindo de sua experiência, falam com os filhos, mas não apenas da Palavra, senão de tudo: os problemas que têm na escola, na universidade, etc.

-Como pode a Igreja ajudar aos casamentos que estão em crise, a ponto de se romperem, sem esperança de reconciliação?

- A Igreja tem de ser misericordiosa com todos, e de maneira especial com os que se separam dela porque não têm fé, a perderam, ou ela se debilitou. O corpo humano precisa mover-se, fazer ginástica e caminhar, senão adoece. Também o espírito: se o homem não reza, não tem possibilidade de encontrar-se com o Senhor, a fé se debilita e se perde. Por isto, aos que não rezam ou não vão à missa, seria preciso ajudar-lhes a recuperar a sua fé. Com este objetivo abrimos nas paróquias um caminho de iniciação cristã e redescobrimento da fé. Se vêm famílias destruídas, ou alguém que se tenha separado, não os expulsamos, muito pelo contrário, temos misericórdia com todos e os ajudamos. Se podem, reconstróem seu casamento, e se não, podem pelo menos encontrar-se com Jesus Cristo.

Nenhum comentário: