segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A Transmissão da Fé (I)



Entre os vários aspectos singulares e inovadores do Caminho Neocatecumenal, um deles tem se revestido de fundamental importãncia frente às últimas mudanças da sociedade: a transmissão da fé aos filhos, realizada em uma celebraçao familiar dominical.

Pouco antes da Grande Manifestação em prol da Família realizada em Madri, no último dia 30 de dezembro, Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, concedeu a seguinte entrevista ao jornal LA RAZON:

-O Encontro Mundial das Famílias, celebrado em Valencia em 2006, tinha como tema "A transmissão da fé na família cristã", e também o de hojfe em Madri. A Igreja insiste sempre na importância da transmissão da fé aos filhos?


-Quando Deus libertou a seu povo da escravidão do Egito através de Moisés, disse-lhe: "Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua mente e com todas as tuas forças e ao próximo como a ti mesmo. Isto o ensinarás a teus filhos quando te deitas e quando te levantas, quando viajas...". Por isto, no povo hebreu, passar a fé à geração seguinte é um mandamento fundamental e principal. Isto não se alterou com o cristianismo, senão que transmitir a fé aos filhos é algo de vida ou morte para eles, dado que tem de viver em um ambiente que é muitas vezes contrário ao cristianismo.

Nenhum comentário: