quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Grande Família (II)



Os filhos? Correspondem ao mesmo projeto de vida. "Partimos de uma base -- explica Rafael. O que é o matrimônio? Doação. Não é comprazer-se mutuamente, senão entregar-se ao outro. O fruto disto são os filhos"..

Insistem em que não é uma questão de cifras ("vamos ter tantos e tais filhos"), senão de ver cada caso concreto, pois "cada filho é único, é uma história distinta, com suas próprias e irrepetíveis circunstâncias." .

"É muito simples... Rafael vê tudo claro como o cristal da Boêmia... estamos aqui para fazer a vontade de Deus". Paloma tampouco se altera ao dizer: "Como mãe, tenho o privilégio de ser colaboradora de Deus, sem mim, ele não pode criar" Anticoncepcionais?.

"Ou te entregas ou não te entregas -- assegura Paloma. Usar anticoncepcionais é mentir com teu corpo". Chegaram assim a 16... por enquanto. Um planejamento suicida ou romântico, conforme o ponto de vista. .

UMA ASSEMBLÉIA NAS REFEIÇÕES. O que não quer dizer que não tenham passado por dificuldades. E que não estejam conscientes da vida de trabalho e de renúncias que caiu sobre suas costas..

Entretanto dizem ser felizes..

A notícia de cada nova gravidez é acolhida pelo "povo" com grande alegria. Como todas as notícias importantes, os pais aproveitam as refeições para passá-la, a pitoresca e agitada "ágora" familiar, o único momento do dia em que estão juntos e no qual se contam as coisas..

Os Benitez dão muita importância à mesa. É uma oportunidade que Paloma e Rafael aproveitam para por a antena e detectar estados de ânimo, é como uma Torre de Babel ao contrário, em que todos se entendem..

Como me organizo? Paloma passa os olhos pelo teto, como se buscasse respostas, "Vivo cada dia. Não planejo, não posso planejar, tudo é imprevisível. Não deu para fazer tudo? Não acontece nada. .

E o marido? O que faz? "Paloma governa a casa, eu dirijo o tráfego". Não é piada. Dirigir os filhos é estar por cima deles, reuní-los em grupos para dar-lhes instruções e o que se parece com os briefings dos pilotos, e, acima de tudo, escutá-los. Os filhos passam todo o dia perguntando e pedindo. E Rafael é uma espécie de orelha enorme. "Não é apenas mantê-los e educá-los -- afirma. É algo mais. Ter filhos é dar-lhes a vida e dar a tua vida, porque cada filho te come"..

"A economia? Vivemos de milagre, vivemos cada dia". E intensamente cada dia. Rafael e Paloma estão entregues de corpo e alma ao seu trabalho de missionários seculares do Caminho Neocatecumenal, mas em troca não recebem nenhum salário. Vivem das coletas de seus "irmãos" neocatecumenais. Isto significa que estão permanentemente no ar. "Nunca nos faltou o fundamental" comentam "mas sabemos o que é viver na corda bamba". .

Seu plano de vida os obrigou a passar por não poucas estreitezas. Viveram durante anos numa casa de cinco cômodos. A casa atual, dois pisos unidos que somam oito cômodos espaçosos, foi emprestada faz um ano por um "irmão". A qualquer momento podem estar outra vez "no ar". "A mesma coisa. A qualquer momento podem nos pedir que vamos aos Estados Unidos, por exemplo, para desenvolver lá nossa tarefa de evangelização"..

Apesar de tudo, dizem ser muito felizes. Sabem que já não se usam famílias como a sua, mas nem por isto se sentem diferentes. Rafael, que como missionário sabe na ponta dos dedos as Escrituras, põe um exemplo: "É como os primeiros cristãos. Somos o sal da terra. Muito poucos, sim, mas é o sal que dá sabor"..

Reconhecem sentir-se admirados quando saem à rua e causam escãndalo por onde vão. Mas o assumem. Consideram que em uma família numerosa os filhos se educam praticamente sozinhos. "É toda uma escola de vida, de caráter. Aqui é praticamente impossível contemplar o próprio umbigo". .

Esta mesma família pode ser vista neste vídeo, realizado por volta de 2003, fazendo sua Oração de Laudes dominical com os filhos.

Nenhum comentário: