sábado, 16 de maio de 2009

Renovar a Família


Tradução de notícia do site Camina Y Ven:

O Instituto João Paulo II decidiu conferir a Kiko Argüello - iniciador do Caminho Neocatecumenal juntamente com Carmen Hernández - o doutorado "honoris causa" pela plena valorização da família como sujeito eclesial e social em plena concordância com o pensamento de João Paulo II.

A decisão do Pontifício Instituto para a Família de conferir o doutorado é particularmente significativa não apenas pela data - 13 de maio de 1981, festa da Virgem de Fátima é o dia no qual o Servo de Deus João Paulo II sofreu o atentado da parte de Agca - mas sobretudo porque o Instituto é parte da Universidade Lateranense, definida como a "Universidade do Papa", e foi querido pessoalmente pelo Papa Wojtyla para colaborar com a obra de evangelização a partir de um ponto de vista teológico e pastoral.

"Este instituto pretende oferecer a toda a Igreja - disse João Paulo II quando anunciou a fundação - aquela contribuição de reflexão teológica e pastoral, sem a qual a missão evangelizadora da Igreja virá a necessitar de um auxílio essencial. Este será o lugar no qual se aprofundará a consciência da verdade sobre o matrimônio e sobre a família à Luz da fé, e também com a ajuda de várias ciências humanas".

Com o dito reconhecimento se reconhece o aporte teológico e pastoral do Caminho Neocatecumenal à obra de defender a família atacada hoje por uma cultura "antifamiliar". "Nossa sociedade está desestruturando a família - disse Kiko em sua lectio doctoral - no tempo (ritmos de trabalho e horários escolares), nos componentes (uniões de fato, divórcio, etc.), no modo de viver, mas sobretudo através de uma cultura que nos rodeia contrária aos valores do Evangelho. Estamos convencidos de que a verdadeira batalha que a Igreja está chamada a sustentar no terceiro milênio, o verdadeiro desafio que deve assumir é onde se joga o futuro de nossa sociedade, é a família".

O haver levado à família o dom do batismo é o centro da motivação do doutorado. "O acercar-se a pessoa às águas do batismo - disse o professor José Noriega representando o Instituto - permitiu que o rio de água viva que mana de Cristo possa dar outra vez vida ao longo de seus afluentes, fazendo possível que a família possa reconstruir-se e florescer, ...em pequenas comunidades, nas quais a autêntica pastoral de ajuda à família, atuando assim segundo o espírito de nosso fundador o Papa João Paulo II".

O professor Noriega destacou os três principais méritos do Caminho e de seus iniciadores:

1. O ter aberto à fecundidade os casais: "os casais do Caminho tem querido viver seu amor com uma singular abertura à vida, sabendo-se colaboradores de Deus na geração das pessoas."

2. O haver aberto um caminho para reintroduzir na família uma liturgia doméstica: "um dos frutos mais significativos da missão de transmitir a fé aos filhos é haver encontrado o âmbito próprio do testemunho dos pais que ajuda os filhos a entender a relevância da Palavra na própria história concreta... É aqui de onde se vai reconhecendo uma das razões principais do grande fruto de vocações que as famílias do Caminho tem sabido aportar".

3. O haver estimulado a missão da família: "no contexto de uma espantosa secularização de vastas zonas da terra, onde a fé está em perigo de extinguir-se como uma chama que já não encontra nutrição, o Caminho Neocatecumenal soube fazer presente a Deus em uma forma singular: falo do grande testemunho das famílias em missão. Uma missão vivida por toda a família como tal, levando à paróquia e ao mundo o testemunho do que é uma família, com suas dificuldades, mas sobretudo com suas grandes esperanças".


2 comentários:

Danilo disse...

Na mesma data do atentado, foi criado o Pontifício Conselho para a Família (13 de maio de 1981). O Papa assinou o ato de manhã, antes do atentado. Significativo, não?

Alexandre M. F. Silva disse...

Altamente significativo.