sexta-feira, 11 de julho de 2008

Recordando Loreto, 1995

Nunca participei de uma JMJ, mas em 1995 o Papa João Paulo II promoveu um encontro de jovens da Europa na Esplanada de Montorso, em Loreto (o texto desta homilia está em italiano). O Caminho Neocatecumenal levou também jovens da América. E lá estive eu.

Dentre as recordações desta viagem, muitas cenas marcantes. Hospedados em uma cidade próxima, fomos a pé até a esplanada, através de uma estrada pela qual passavam jovens de todo o mundo. Foi impressionante. Íamos cantando. O canto "Quero andar a Jerusalém", ficou-me impresso na memória:

Quero andar, mãããaaaaae, aáááaaahh Jerusalééeeem.

A comer as ervas. E saciar-me delas.

Foram muitas e diferenciadas emoções. A primeira viagem de avião. Roma, onde estivemos vários dias, e assistimos a uma das audiências públicas de João Paulo II nas quartas-feiras, com direito a assentos reservados na Praça de São Pedro. Vi toda a riqueza da Basílica de São Pedro, e por trás de uma porta de vidro o belíssimo túmulo de São Pedro. Visitamos diversas cidades e santuários italianos. Em Florença estivemos na Paróquia São Bartolomeu, em Scandicci, onde Kiko Argüello pintou o que deve ser a 1ª versão de sua célebre "Corona Mistérica".

De Assis ficou uma das imagens mais marcantes. O túmulo de São Francisco. São Francisco está lá, sepultado em uma coluna de pedra. Um túmulo humilde e impactante. Se a visita a um santuário é um encontro com uma presença, lá tive diante de mim a São Francisco, com sua singular e chocante vida na pobreza.

Tivemos um encontro vocacional com os iniciadores do Caminho em Porto San Giorgio, bem perto de Loreto, outro belíssimo lugar. Daquele encontro guardei o que disse Cármen Hernandez. A todos nós que lá estávamos, Deus chamava a uma grande missão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre, a paz
Os encontros de jovens com o Papa sempre despertam um desejo de conversão. Estive na Alemanha em 2005, Sidney 2008 e aqui em Aparecida 2007 (com o Papa e com Kiko).
Todas foram únicas.
Mas a última (Sidney 2008) foi muito especial. Deus cuidou de toda essa peregrinação desde o dia que me chamou a estar nela; providenciando que fossemos no último instante e proporcionando experiências incríveis. O meu grupo mesmo foi chamado a fazer uma peregrinação noturna com alguns irmãos das comunidades da Australia. Nos caminhamos durante mais de 5 horas pelas ruas de Sidney cantando os cantos do caminho e rezando o rosário, esperando que a policia não nos parasse, pois não era permitido fazer isso pelas ruas à noite. Fomos de uma Igreja no norte da cidade, a uma igreja no sul: a Igreja da Beata Mary MacKillop. Lá nos foi dado uma graça: fazer um pedido impossível a Deus pela intercessão da beata.
Foi ótima!
Ah... olha depois meu blog charitaschristi.blogspot.com

Abraços